areaRestrita
CETEC - Centro de Formação Técnica de Cacoal
COMO TIRAR O CHEIRO DE PEIXE DAS MÃOS
O peixe é um alimento que, além de fazer bem à saúde, costuma ser uma delícia seja assado, frito ou cozido. O problema dele é o seu mau cheiro quando ainda está cru durante a sua preparação. O cheiro impregna na mão e não fica nada agradável, e parece que não existe sabonete que tire.
 Algumas dicas e truques ajudam a remover o cheiro de peixe ou ao menos aliviar o odor de peixe das suas mãos.
Existem algumas opções com produtos caseiros ou não para tirar o mau cheiro, veja qual gosta mais. O limão é o mais utilizado, corte ele em fatias e esprema nas mãos depois de manusear o peixe. Esfregue as mãos e depois passe água corrente. O pó de café ja utilizado também é uma opção, esfregue nas mãos por 1 minuto e depois enxague. 

Pasta de dente também pode resolver, esfregue nas duas mãos e depois enxágüe com água corrente.

Causas do mau cheiro dos peixes
O peixe ganha esse cheiro devido a compostos nitrogenados que são substituídas por cadeias carbônicas presentes nele. São animais voláteis com cheiro característico próprio e apolar, reagindo facilmente em nossa pele que é gordurosa. Por isso é difícil retirar o cheiro da nossa mão.

Os produtos ácidos como limão, vinagre fazem a chamada protonação do grupo amínico que faz com que as aminas solúveis em água possam ser eliminadas por uma corrente de água.

Mas se você não quiser ficar com cheiro nenhum de peixe nas mãos, uma solução seria usar luvas de látex ao prepará-lo.
REDES SOCIAIS
CBK Agência Digital